Categories:

Tem dias que a casa está um caos e  parece que nunca voltará a ficar arrumada novamente e nesses dias em particular eu sigo alguns passos para abrir caminho para a organização.
Aqui é uma lista de limpeza de emergência, faço isso sempre que preciso, afinal com duas crianças pequenas e muito trabalho caos é algo que não é difícil de acontecer. Aplico essa lista também como um pequeno check list de limpeza express para aquela visita que chegará em pouco tempo e não havia me programado para isso, resolve muito porque não perco tempo pensado no que vou fazer primeiro, eu simplesmente sigo os passos abaixo e quando tenho ajuda na arrumação também não fico perdida e já sei o que pedir para fazerem para mim.
Para começar a limpeza eu passeio em todos os cômodos rapidamente efetuando pequenas arrumações, mas pontuais que já transformam o ambiente, munida de um saco de lixo, um saco para roupas sujas, um pano úmido com desinfetante ( no momento eu tenho usado uma misturinha de Ajax Fresh Lemon com sabão de coco liquido)para limpezas rápidas e urgentes, pois sempre tem alguma marca de mãozinha suspeita das meninas pelos móveis ou sofá.
No quarto:

Aqui em casa temos apenas um quarto, mas a regra se aplica a todos os quartos que tiver casa.
Arrumar a cama, não importa se cheguei à noite e só restam poucas horas para dormir, a cama arrumada auxiliar na visualização da organização e limpeza e já atua como incentivo para continuar a a arrumação. Pode parecer besteira isso de arrumar a cama, mas o quarto merece ser um santuário e ter aquela sensação gostosa de aconchego no fim do dia  e ser recebido por uma cama arrumada é muito mais gostoso;
Caso tenha alguma embalagem que acabou, papel ou etiqueta para ser jogado fora que na correria de sair de casa eu tenha esquecido já descarto agora quanto mais acumula pior é;
Guardar as roupas limpas,  separar tudo o que precisa ser colocado para lavar nesse passo o ambiente já estará parecendo mais organizado.
Na sala
Aqui em casa a maior parte da bagunça são brinquedos espalhados e coisas que não pertence ao ambiente como papéis que deveriam ser arquivados ou descartados, sapatos fora do lugar e o principio é o mesmo recolher o que está fora do lugar e não demorar muito nesse quesito, no máximo dez minutos. 
Uma boa regra é depois que o básico foi feito na casa toda, se ainda tiver um tempinho sobrando e forças para continuar ( não vá alem se o cansaço estiver mais forte, porque fazendo o básico a casa já terá outra cara.) Passo aspirador ou varro a casa e se o folego e bom humor permitir passo pano na casa e passo pano ( por cima mesmo) dos móveis, não é uma faxina, porem a casa está pronta parra tudo depois disso.
No banheiro:
No meu caso é o local onde fica o cesto de roupas sujas, coloco as roupas que recolhi pela casa e caso o  cesto esteja cheio eu aproveito para separar e já colocar a roupa na maquina para lavar;
Recolho o lixo do banheiro,  passo um pano no espelho e no banheiro. Também aproveito para passar uma esponjinha na pia que já fica no banheiro numa cestinha embaixo do armário, nela tem o desinfetante e um pano, já pensando em limpezas rápidas ;
Com esses passos o banheiro já está apresentável novamente,  lembrando que nesse momento não se trata de uma faxina ou limpeza profunda, apenas algo para livrar a caso do caos .
Cozinha/área de serviço:

Aqui em casa esses dois ambientes são conjugados, por isso trato eles como um só.

A regra que sigo é não passar mais de 20 minutos em cada comodo, quanto mais eu aplico essa limpeza de emergência, menos tempo demoro. Por Exemplo não digo que faço todos os dias ao chegar em casa,porém eu gosto de fazer sempre assim a casa se mantém limpa e organizada aguardando o dia e o tempo disponível para uma limpeza profunda.
Provavelmente a cozinha é o qual eu demoro mais e mesmo assim tento me ater aos planos de deixar o ambiente apresentável, limpeza pesada fica para depois, tudo depende de quanto tempo eu tenho para limpar e também qual foi a ultima vez que a cozinha me viu, por isso a regra de usar essa limpeza de emergência com frequência e como um check list ajuda a não ter que combater incêndios de bagunça o tempo todo
Apenas limpo as superfícies, o foco nesse momento é deixar a casa mais agradável e a regra continua a mesma jogo tudo no lixo e centralizo num único lugar para tirar o lixo pra fora, lavo a louça, pia e passo um pano no fogão e passo um pano no chão com desinfetante e água sanitária.
A roupa que recolhi pela casa e pelo cesto do banheiro já estão na máquina batendo e quando a lavagem termina e são penduradas dando um perfume maravilhoso em casa.
Espero que esse post ajude como um guia naquele momento de caos, quando voce acha que nunca mais vai ver o chão da casa livre novamente, No começo de casada eu não sabia muito bem por onde começar, pois a ideia de um único dia para arrumar e faxinar tudo pesado demais e depois de pesquisar em vários lugares e adaptar algumas idéias eu cheguei nesse sistema que me auxilia sempre.

Tags:

Um comentário

  1. Olá sou seguidora do seu blog, mas ha muito tempo nao vinha visitá-lo. Imagine hoje é sábado, acabo de chegar de viagem, espalhei coisa por todo canto, almoçamos em casa, portanto a cozinha está um desastre. Na mesa de jantar está cheia de: passaporte, bolsa, oculos, livros, travesseirinho…., as camas desforradas, sapatos, malas, roupas sujas por todo canto, a pia dos banheiros parecem um supermercado de tanto produto… Ufa, nervosa, resolvi parar tudo e entrar no blog e me deparo com essas suas dicas maraaaaaaaaaaa, vou fazer isso apesar de nao receber visitas hj mas dá uma aliviada até a faxina chegar, bjus grande um feliz 2016 e amei vir aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.